Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012


CICLO DO FUNGO

 


 
Produzem esporos sexuais chamados zigósporos, que permanecem dormentes por um tempo. Suas hifas são cenocíticas (não têm septo). Muitos zigomicetos vivem no solo sobre matéria orgânica animal ou vegetal em decomposição; alguns são parasitas de plantas e animais. Alguns zigomicetos são utilizados na elaboração de produtos comercialmente valiosos, como molho de soja, ácidos orgânicos esteróides para drogas contraceptivas e antiinflamatórias. Um zigomiceto comum é o bolor preto do pão, Rhizopus stolonifer. O pão torna-se embolorado quando o esporo do bolor cai sobre ele, germinando e crescendo como uma massa de fios, o micélio. As hifas penetram no pão e absorvem nutrientes. Algumas hifas, chamadas estolões, crescem horizontalmente; outras, chamadas rizóides, ancoram os estolões no pão.

Eventualmente, certas hifas crescem para cima e desenvolvem um esporângio, ou saco de esporos, na extremidade. Agregados de esporos esféricos pretos desenvolvem-se dentro do esporângio e são liberados quando este se rompe. A reprodução sexual pode ocorrer quando hifas de dois tipos diferentes (+ e -) crescem em contato uma com a outra
Não há diferenciação sexual morfológica, de modo que não é próprio referir-se a linhagens feminina e masculina. Quando as hifas de dois tipos encontram-se, hormônios são produzidos, fazendo com que suas extremidades cresçam juntas. Os núcleos + e - fundem-se e formam um núcleo diplóide, o zigoto, chamado de zigósporo. O zigósporo pode permanecer dormente por vários meses. A meiose provavelmente ocorre no momento ou um pouco antes da germinação do zigósporo. Quando este germina, uma hifa aérea desenvolve-se com um esporângio na extremidade. Cada esporo formado é capaz de tornar-se um novo micélio.
Após ruptura da parede do esporângio, os esporangiósporos são liberados. Um esporangiósporo germina para desenolver um talo micelial, os rizóides penetram no meio e os esporangiósporos dão origem ao esporângio, completando a fase assexuada do ciclo de vida. A reprodução sexuada requer dois mating types (+ e -) sexualmente compatíveis. Quando entram em contato, são formadas ramificações de copulação denominadas progametângio. Eles logo se fundem, os protoplasmas misturam-se (através da plasmogamia) e os núcleos + e - também se fundem (através da cariogamia) para formar muitos núcleos zigotos. A estrutura contendo o núcleo torna-se corada em preto e com aspecto verrugoso, formando o zigósporo diplóide maduro, que repousa em estado dormente por 1 a 3 meses ou mais. O zigósporo germina para formar um novo organismo haplóide e a meiose ocorre durante o processo de germinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário