Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012


FILTROS POLARIZADORES

O Filtro Polarizador é o queridinho da maioria dos fotógrafos de paisagens. Uma de suas funções é melhorar o contraste e saturação da foto: este filtro evita que partes muito claras da paisagem como o céu fiquem sem contraste. A riqueza de cores e detalhes é melhorada e o resultado fica bem mais realista e interessante.

Porém o efeito mais importante e “menos reproduzível digitalmente” do filtro polarizador é a diminuição do reflexo em áreas não metálicas como água e vidro. É graças ao filtro Polarizador que fotos com águas cristalinas como assunto ficam lindas. Sem ele a água reflete o céu e não dá para ver nada embaixo.


Repare no exemplo acima: ao utilizar o filtro Polarizador os reflexos na água e nas pedras somem, mostrando os detalhes. A folhagem também ganha mais constraste e a imagem, no geral, mais vida.

Filtros polarizadores eliminam reflexos e brilhos de superfícies não metálicas e aumentam o contraste entre nuvens e céu. Ele deve ser usado quando fazemos fotografia out door e sempre que houverem reflexos não metálicos fortes. Pinturas de veículos, vidros, folhas de plantas e céu, são algumas das milhares de coisas da qual podemos tirar reflexos e conseguir fotos com cores fortes e bonitas. Pinturas de veículos, vidros, folhas de plantas e céu, são algumas das milhares de coisas da qual podemos tirar reflexos e conseguir fotos com cores fortes e bonitas.

O polarizador atua melhor, para eliminar reflexos, quando o ângulo entre ele e a superfície é com reflexo é rasante. Se você tentar polarizar o céu apontando sua câmera na direção do sol ou contra ele, não obterá bons resultados. Para conseguir um melhor efeito com relação ao sol é melhor estar a 90 graus. O polarizador funciona de forma rotativa, ou seja, giramos ele na objetiva para obter a polarização desejada. Assim você pode aumentar carga de polarização de uma foto, como no exemplo ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário