Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012


USO MEDICINAL DAS FLORES

As flores usadas para a medicina são comuns em terapias alternativas. As flores medicinais eram, junto com as ervas e folhas, uma das principais formas de curar doenças por um longo período da história. E ainda hoje o uso de flores medicinais pode ser útil tanto para tratar como para prevenir males de saúde.



As mais conhecidas flores utilizadas pelas suas propriedades curativas são:

Amor- Perfeito — A flor tem propriedades que ajudam a curar enjoos, no tratamento de infecções e contra dores de cabeça. E também um excelente cicatrizante. O amor-perfeito vem da Europa, e é apreciada tanto pelos franceses quanto pelos ingleses. Tem em média 20-25 cm. Seu uso na medicina é já era famoso na Antiguidade, na Grécia se acreditava que era responsável por acalmar as pessoas, libertando-as dos sentimentos de ódio e raiva. Geralmente usam-nas em forma de chá, em compressas molhadas com as flores fervidas.

Jasmim — As propriedades medicinais dessa flor ajudam a amenizar a depressão, e melhorar problemas relativos ao útero e ovários. Seu local de origem é relacionado ao povo árabe. Tem cerca de 10 – 20 cm. Ao longo do tempo seu uso medicinal foi muito popular nos povos orientais, especialmente chineses, e árabes. Geralmente seu uso medicinal é no chá.

Gerânio — O potencial de cicatrizante está na principal propriedade curativa dessa flor, surgida na África do Sul, o gerânio possui a média de 50 cm. Muito utilizado para cosmético também melhora a saúde e a beleza da pele. O gerânio é comumente usado em forma de óleo.

Rosa — As propriedades da flor auxiliam a digestão e também como calmante. A rosa teve sua origem no território da Ásia e possui cerca de 50 cm. Essa flor tem um forte poder de cura e deve ser ingerida ou como compressa.

Calêndula — Muito usada para prevenir e curar alergias, é ótima para o útero e previne inflamações, como a dor de garganta, por exemplo. Ainda é um excelente estimulante. Sua região de origem se liga ao mediterrâneo europeu. E tem em média 50 cm de altura. Seu uso na medicina sempre foi muito bem aproveitado durante a história onde sua capacidade de cura era comprovada, como no tratamento de feridos de guerra dos Estados Unidos no século XIX. A flor medicinal é aplicada como pomada, unguentos e nos banhos.

É importante ressaltar que as flores medicinais devem ser indicadas por especialistas. Para se evitar que o uso inadequado das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário